Barra de Pesquisa

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Educadora Thereza Christina esposa do artista plástico maranhense Rogério Martins cria projeto que transforma alunos em escritores.


Escritores Estreantes, o projeto que revoluciona a Educação Fundamental tornando alunos em escritores, com livros publicados.
Criado em 2014 pela Educadora Thereza Christina Coutinho, o Projeto “Escritores Estreantes” foi desenvolvido pela primeira vez em Escolas da cidade de São Paulo.

O projeto pedagógico é voltado para alunos do Ensino Fundamental e nasceu da ideia de despertar o interesse das crianças pela composição literária, aprimorando o desenvolvimento dos alunos na fluência da escrita, sempre buscando qualidade e criatividade.

A parceria que a Educadora Thereza Christina formou com as editoras Futurama, de São Paulo e Estante Mágica, do Rio de Janeiro, foi fundamental para a publicação dos primeiros trabalhos. 

” Iniciei o projeto do primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental, publicando as melhores produções escritas de cada aluno numa única obra. Com este trabalho, percebendo as lacunas de aprendizagens que precisavam ser desenvolvidas, fomos, refinando nossas intervenções junto aos alunos. Coordenação e professores estudando e analisando as questões de aprimoramento surgidas ao longo do caminho. Com isso, ano a ano, o desenvolvimento das habilidades necessárias para uma produção de qualidade foi sendo percebido.” Explicou!

O bom desempenho e a motivação das crianças na produção das escritas, levou a uma percepção mais ampla dos educadores, surgindo a possibilidade da publicação de um livro solo no último ano do Ensino Fundamental, séries iniciais. Agora, no 5º ano, em vez de uma redação, o aluno trabalha para a publicação de um livro.

“Com o progresso dos alunos do primeiro ao quarto ano, senti a necessidade de aprimorar o projeto em um escopo pedagógico mais forte. Passamos a trabalhar no quarto ano, os gêneros literários e eles a produzirem suas composições usando esses conhecimentos” – ressaltou a autora do projeto. 

Conhecendo os gêneros literários o aluno passou a pensar no projeto de seu livro, dentro de um dos gêneros estudado. “À escrita dos alunos se desenvolveu muito e tem sido assim desde que iniciei este trabalho, espero que as escolas por onde passei prossigam com o projeto.” afirmou Thereza Christina.

O projeto Escritores Estreantes está sendo aplicado também em escolas, no Estado de Santa Catarina..“Esse é um trabalho pedagógico profundo de escrita, leitura e formação do professor também… uma realização pessoal bem grande”, – disse Thereza ao falar da satisfação e dos objetivos alcançados com o projeto “Escritores Estreantes”.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na educação, Thereza Christina recebeu o Título de Doutora Honoris Causa em Educação pela Académie Et Université Honorifique Philo Romaine des Saints Constantin Et Charles du Saint Trône Primatial, além de um vasto curriculum, é especialista em Psicopedagogia Institucional, Hospitalar e Clínica, Orientadora Educacional, Educadora Maker e atualmente exerce a função de Coordenadora Pedagógica da Escola Dinâmica Bilinguol School, sede Ambiental, na Vargem Grande em Florianópolis. 

Alunos Escritores Estreantes

Escritora Estreante – Livro Solo

Educadora Thereza Christina Coutinho,

Thereza Christina Coutinho

Thereza Christina com o esposo Rogério Martins – Artista Plástico, professor de pintura, desenho e História da Arte.

Thereza Christina Coutinho – Autora do Projeto Escritores Estreantes


Por: Sande Moraes
Fonte: tabuleirodovoto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário