Barra de Pesquisa

domingo, 15 de julho de 2018

Dia Internacional do Homem é Comemorado Domingo 15 de Julho

Comemorado neste domingo (15), o Dia Internacional do Homem traz para o debate os cuidados com a saúde masculina no Brasil.

Segundo o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, os homens morrem mais por causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência, entre os 20 e 59 anos.

O segundo motivo de morte entre homens são as doenças do aparelho circulatório, seguida das neoplasias. Comemorado neste domingo (15), o Dia Internacional do Homem traz para o debate os cuidados com a saúde masculina no Brasil.

Atualmente 18% dos homens brasileiros são obesos e 57%
apresentam sobrepeso. Com relação ao tabagismo, 12,7% fumam e sobre doenças crônicas, 7,8% dos homens têm diabetes e 23,6% têm hipertensão. Vinte e sete por cento dos homens consomem bebida alcóolica abusivamente e 12,9% dirigem após beber.

Os dados fazem parte do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizado anualmente pelo governo federal.

Apesar dos mitos e resistências em cuidar da saúde, uma geração de brasileiros tem se empenhado na busca por longevidade e uma vida saudável. Para o coordenador de Tecnologia da Informação Anderson Silva, de 41 anos, o incentivo da esposa para o tratamento de doenças ainda é um fator importante na busca por assistência médica, mas não a única forma de cuidar da saúde.

“Comigo, acontece ambas as situações. Algumas vezes, procuro por conta própria e outras por indução da minha esposa. Na maioria das vezes, postergo a ida ao médico, deixando para ir somente quando os sintomas ficam bem mais graves. No meu ponto de vista, isso só piora a recuperação”, afirmou em entrevista a Agência Brasil.


Fonte: portalt5.com.br