Barra de Pesquisa

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Piso salarial dos professores com reajuste sobe para R$ 2.135,64



Educação
O piso salarial dos professores teve reajuste de 11,36% e subiu para R$ 2.135,64. O novo valor foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nessa quinta-feira, dia 14, e passa a valer a partir deste mês.

“A lei tem permitido um crescimento significativo do valor do piso salarial dos professores”, destacou Mercadante. De 2009 a 2015, o crescimento real do piso salarial do magistério foi de 46,05%, um percentual acima da inflação. “Seguramente foi um dos melhores crescimentos salariais entre os pisos de profissionais”, afirmou.

O piso salarial nacional para os profissionais da rede pública de educação básica é o valor abaixo do qual a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios não poderão fixar o pagamento inicial das carreiras do magistério com jornada de, no máximo, quarenta horas semanais.

Para discutir o alinhamento do investimento salarial para os professores, em novembro do ano passado, foi instalado o Fórum Permanente para o Acompanhamento da Atualização Progressiva do Valor do Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. O fórum acompanha uma das estratégias da meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata do piso.

O fórum tem a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Ministério da Educação.

Por: Diário de Balsas