Barra de Pesquisa

quinta-feira, 19 de março de 2015

Hoje é dia de São José padroeiro de Lago da Pedra - MA.

Segundo o Novo Testamento da Bíblia, São José foi o esposo de Maria e pai de Jesus. É considerado o padroeiro universal das Igrejas Ortodoxa, Anglicana e Católica. É ainda o "Padroeiro dos Trabalhadores", e como foi um homem sincero e fiel com a sua esposa e teve dedicação paternal a Jesus, é também o "Padroeiro das Famílias".

José já havia falecido quando Jesus começou sua vida pública, aos 30 anos. Não há nenhuma informação nos livros canônicos que seja relacionada a morte dele, mas existem alguns livros apócrifos que possuem relatos sobre suas últimas horas. Segundo estas narrativas, o carpinteiro contraiu uma doença fatal ao voltar de uma visita ao Templo de Jerusalém.


O Dia de São José é comemorado em 19 de março.
São José e o menino Jesus

São José ou José de Nazaré ou José, o Carpinteiro1 é, segundo o Novo Testamento, o esposo de Maria e o pai de Jesus2 3 . O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de Davi, é venerado como santo pela Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana, e Igreja Católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A Liturgia Luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de "Tutor de Nosso Senhor". Operário, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.