Barra de Pesquisa

sábado, 21 de março de 2015

Cratera na estrada divide os municpios de Paulo Ramos e Lago da Pedra

Péssimas condições das estradas do Maranhão deixam o município de Paulo Ramos isolado

População isolada em Paulo Ramos


O município de Paulo Ramos está praticamente isolado devido à precariedade das estradas estadual que o liga aos municípios vizinhos. Hoje que pensa em deixar Paulo Ramos por exemplo para trabalhar em Vitorino Freire, ou fica no meio do caminho ou desiste e volta para casa. A MA-008 que interliga as duas cidades está praticamente cortada e quem se arrisca corre o risco de ser assaltado quando diminui a já baixa velocidade alcançada, ou fica atolado em busca de socorro que às vezes demora horas ou dias para chegar. 

Já quem pensa em levar o filho para a escola, trabalhar ou mesmo viajar passando por Lago da Pedra, tem que enfrentar os inúmeros buracos da MA-119, um dos trechos mais perigosos do Estado. O perigo é sentido pelos donos de veículos mais constantemente ao se aproximar de uma das 07 pontes que existem na MA. Vários já foram os casos de homicídios registrados, além de assaltos diários, roubo de motos e pela falta de fiscalização na estrada e de manutenção nas pontes, os bandidos chegaram ao ponto de colocar uma corta amarrada de uma árvore a outra e causar acidentes para roubar as vítimas.

Buracos e Acidentes


Outro grande problema existente nesses trechos é a construção de açudes e tanques de criatório de peixes às margens das estradas, que no período de chuvas as águas tomam a estrada e com a passagem de  carros pesados aparecem enormes crateras pelo caminho.
Recentemente várias caçambas afundaram nessas pontes devido ao peso da carga e às péssimas condições das estruturas já antigas, mas nenhuma morte foi registrada nesses casos. Mesmo diante de inúmeras tentativas do prefeito Dr. Tanclêdo em resolver o problema sendo na gestão estadual passada ou na que fora iniciada a pouco, quase nada foi feito para sanar tudo isso. 
 
Prefeito busca apoio do Estado
Dr. Tanclêdo, Dep. Léo Cunha na Secretaria de Infraestrutura do Estado
Pouco mais de quinze dias o atual prefeito de Paulo Ramos Dr. Tanclêdo Araújo acompanhado do Deputado Estadual Léo Cunha visitou a Secretaria de Infraestrutura do Estado na tentativa de buscar apoio para concluir as obras paradas no município e aproveitou para mais uma vez lembrar do problema das pontes da MA-119 no sentido à Lago da Pedra e das péssimas condições da MA-008 no sentido à Vitorino Freire. Segundo o prefeito, após expor os problemas da população, recebeu resposta que o Governo está realizando um levantamento das obras em execução em todo o Estado, para poder então retomar as atividades e parcerias com os municípios.   

água invadiu a estrada
Na manhã desta sexta-feira (20), a ponte, ou melhor o monte de barro que substituiu a antiga ponte da Localidade Arroz que caiu com o peso de uma caçamba a alguns meses atrás, foi levada pelas águas represadas desses açudes e lagoas às margens da MA-119, até o momento da barreira se romper, condutores de veículos se arriscavam realizando o trajeto. Após a estrada ficar completamente isolada, uma multidão de pessoas e filas de carros se aglomeraram dos dois lados do buraco por onde a água passava e invadia uma propriedade causando ainda mais prejuízo. 
Por onde seguir?
MA-008 Paulo Ramos à Vitorino Freire, 17 km de pura lama, prejuízos e medo. MA-119 Paulo Ramos à Lago da pedra, 07 pontes, inúmeros assassinatos e medo em dobro. No passado essas estradas atendiam a todos sem muitos problemas, pois todos só reclamavam da estrada do Marajá do Sena que é hoje a única trafegável na região. 
Novas pontes que estavam substituindo as de madeira
A Esperança

 A boa notícia é que o Prefeito de Paulo  Ramos acabou de  entrar em contato com o Blog garantindo que falou pessoalmente com o Secretário de Infraestrutura do Estado Clayton Noleto e o mesmo teria afirmado que amanhã os funcionários da empresa responsável pelas obras chegarão ao local até o meio dia e que irão recuperar a ponte e liberar a estrada.
 
 
Por Flávio Rocha