Barra de Pesquisa

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Aposentados e pensionistas têm até o dia 30 de dezembro para atualizar cadastro do INSS

Aposentados e pensionistas têm até o dia 30 de dezembro para atualizar cadastro do INSS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) têm até o dia 30 de dezembro para renovar a senha bancária e realizar a comprovação de vida. O procedimento é obrigatório e caso não seja feito, o benefício será suspenso.
A comprovação de vida, que tem por objetivo diminuir as fraudes, deve ser feita na instituição em que o indivíduo recebe. O segurado ou pensionista deve ir até o local portando um documento de identificação com foto. Mas, caso não possa comparecer por algum motivo, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devido cadastrado pelo INSS, ou através de uma procuração registrada em cartório, se o beneficiário não for alfabetizado. Além disso, é necessário apresentar um documento comprove a situação que motivou a ausência, juntamente com os documentos de identificação do beneficiário e o procurador.
O Ministério da Previdência Social divulgou na última sexta-feira (12), o calendário de pagamento dos benefícios em 2015, que pode ser consultado na página da Previdência.