Barra de Pesquisa

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

IBOPE: Dilma caiu mas manteve vantagem no Nordeste

O  Ibope divulgou ontem (26) a primeira pesquisa sobre as eleições presidenciais feita com Marina Silva no lugar de Eduardo Campos, o levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Embora a entrada de Marina tenha mudado bastante o cenário eleitoral, com a presidente Dilma perdendo quatro pontos ( de 39% para 34%) e o PSB  que com Marina passou dos  9% de Eduardo Campos para 29% com Marina Silva , a eleição manteve-se pouco alterada para a presidente Dilma  na região Nordeste.

Segundo os dados da pesquisa  Dilma está 46% , Marina com   27% e Aécio com apenas 11%.  Pernambuco, estado natal de Eduardo Campos é o único em que marina  Marina vence com 41%, contra 37% de Dilma e apenas 3% de Aécio.

A situação já esteve bem melhor para a presidente Dilma, que chegou a ter 56% das intenções de votos dos Nordestinos com os demais adversários bem atrás. Apesar disso, é no Nordeste onde a presidente apresenta seu melhor desempenho.

 A pesquisa identificou que o eleitor médio de Dilma tem mais de 35 anos,  pouca escolaridade e é  residente em cidades pequenas e médias.

A pesquisa Ibope aponta que Dilma Rousseff que apesar do bom desempenho no Nordeste,  perde na região Sudeste, a mais populosa do país, onde detém 27% , contra 30%  de Marina e 25% de Aécio. Em São Paulo, a situação é  ainda mais preocupante para Dilma, ela detém apenas 23% de intenções de votos contra 35% de Marina e 19% de Aécio.

Confira abaixo o desempenho dos presidenciáveis em todas as regiões do país. A pesquisa Ibope foi registrada no TSE com o protocolo nº BR-00459/2014

Segundo o IBOPE;

Norte/Centro-Oeste
Dilma: 38%
Marina: 29%
Aécio: 16%

Nordeste
Dilma: 46%
Marina:  27%
Aécio:11%

Sudeste
Marina: 30%
Dilma: 27%
Aécio: 25%

Sul
Dilma: 31%
Marina: 27%
Aécio: 18%

Por Ligia Teixeira