Barra de Pesquisa

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Saudação de Edinho Lobão foi inspirada no nazista Adolf Hitler


Desde a Convenção do PMDB, realizada na manhã de sexta-feira do dia 27/06, que o suplente de senador, candidato da oligarquia sarney, Edinho Lobão Filho (PMDB), decidiu usar um sinal de saudação que muito me chamou atenção.
Com o braço direito levantado no ar e para frente, Edinho pede que seus aliados façam o mesmo sinal no momento da foto oficial de seus atos políticos de campanha. Foi assim ontem, terça-feira 22/07, durante uma reunião com prefeitos aliados em São Luís.
Após alguns minutos de busca, o Blog descobriu com a ajuda do wikipédia a verdadeira inspiração de Lobinho, a razão pela qual decidiu esticar o braço direito em direção na direção da frente.

Na verdade o sinal é conhecido como a saudação nazista ou saudação de Hitler, muito popular na época da Alemanha Nazista (saudação alemã), é uma variação da saudação romana, adotada pelo Partido Nazista como um sinal da lealdade e culto da personalidade de Adolf Hitler. Ganhou popularidade concomitantemente com à ascensão de Hitler. Consiste em esticar o braço direito no ar com a palma estendida para baixo enquanto se diz as palavras Heil Hitler (“Salve Hitler”).
A expressão é uma adaptação de Sieg Heil (“Salve a Vitória”). Foi primeiramente usada por Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha Nazista. É-lhe atribuído o número 88, por ser H a oitava letra do alfabeto, formando 88 as letras HH, ou Heil Hitler
Para a saudação de Hitler o braço direito é levantado em um ângulo de aproximadamente 45 graus na horizontal e ligeiramente na lateral, embora muitas vezes seja utilizado em 90 graus, e acompanhado das palavras Sieg Heil!Heil Hitler!Heil mein Führer! (Salve, meu líder - quando endereçada ao próprio Hitler), geralmente dito em voz alta e repetidas três vezes.
O próprio Hitler usava frequentemente a saudação, e há muitas fotografias dele fazendo-a em multidões e em carros abertos. No caso de uma pessoa saudar a outra, as palavras são pronunciadas ao mesmo tempo, e o receptor deve levantar a mão direita sobre o ombro dizendo as mesmas palavras.
Portanto, essa foi a inspiração do candidato a governador da família sarney, evidentemente, com suas devidas adaptações.

Por: Domingos Costa