Barra de Pesquisa

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pesquisa Exata: Flávio Dino mantém liderança e venceria em 1º turno

Divulgada na noite desta quinta-feira (08), a pesquisa do Instituto Exata, contratada pela TV Guará, mostra que, se as eleições fossem hoje o pré-candidato de oposição, Flávio Dino (PCdoB), venceria o governista Lobão Filho (PMDB) ainda em primeiro turno, com percentual de 56% contra 23% do peemedebista. A pesquisa confirma cenário de favoritismo do candidato de oposição à família Sarney.
Os pré-candidatos Marcos Silva (PSTU) e Luís Pedrosa (PSOL) aparecem cada um com 1% nas intenções de voto. 11% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum. Não sabem ou preferiram não responder somam 8% do eleitorado consultado.
A pesquisa mediu também a rejeição dos pré-candidatos ao governo. Quando os entrevistados eram perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, Lobão Filho aparece na dianteira, com 38% de rejeição no eleitorado. Flávio Dino aparece com 12%, seguido de Saulo Arcângeli com 10%, Pedrosa 9%, Nenhum (14%) e “Não sabe” (17%).

A pesquisa da TV Guará/Exata foi realizada entre os dias 03 e 07 de maio. Foram ouvidos 2 mil eleitores em 45 municípios do Maranhão em pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 010/2014. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. Este é o primeiro levantamento do instituto Exata para as eleições de 2014, não havendo quadro comparativo com outros institutos.

Eleições para o Senado
Na disputa pelo Senado, a disputa é liderada pelo ex-prefeito João Castelo (PSDB), que teria 36% dos votos, seguido por Roberto Rocha (PSB) 24%, Gastão Vieira (PMDB) 14%, Haroldo Sabóia (PSOL) 8%. Votos brancos, nulos e de quem ainda não decidiu totalizaram 18%.
No segundo cenário, a Exata substituiu o candidato do PMDB pelo presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo. Neste caso, João Castelo aparece com 39% das intenções de votos, seguido por Roberto Rocha (PSB) 27%, Haroldo Sabóia (PSOL) 10% e Arnaldo Melo (PMDB) 4%. Votos brancos, nulos e de quem ainda não decidiu totalizaram 20%.
 O levantamento também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. João Castelo teve a maior rejeição, com 16%, seguido por Arnaldo Melo (14%), Haroldo Sabóia (13%), Gastão Vieira (13%) e Roberto Rocha 8%.


Eleições presidenciais

Entre os três principais pré-candidatos à Presidência da República, a atual presente Dilma Rousseff (PT) é a favorita no Maranhão, com 66% da intenção de votos no estado. Em seguida a pesquisa apontou um empate técnico entre os candidatos de oposição do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e o pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG), ambos com 10% dos votos. Votos brancos, nulos e de quem ainda não decidiu totalizaram 14%.



Por John Cutrim